O Sacrifício de Jesus é perfeito!!

F7 05/11/2013 0
O Sacrifício de Jesus é perfeito!!

Ministração do culto de santa ceia de 03/11/2013 – Ministério Fé em Ação Sede 

Tema: O Sacrifício de Jesus é perfeito!!

 

Base bíblica: Hebreus 10:1-17

Antigamente era costume se sacrificar e derramar sangue de animais para o perdão dos pecados de serem humanos. Acreditava-se que ao derramar sangue de animais os pecados eram perdoados. Existiam vários tipos de sacrifícios de animais.

A palavra “expiação” significa cobrir o pecado mediante um “resgate” para  haver  uma reparação ou restituição pelo pecado cometido. Vem do grego Kippurim, derivado de Kaphar que significa cobrir.

Os sacrifícios aconteciam de tempos em tempos e eram repetitivos, pois eram provisórios, eles tipificavam o sacrifício que viria depois o definitivo que foi sacramentado pelo nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Vamos ilustrar alguns tipos de sacrifícios:

  • Levíticos 16:11/14 – Aqui podemos ver o sacrifício de um novilho para a expiação da casa de Arão (o sumo sacerdote) e sua casa.
  • Levíticos 16:15/16/17/18/19. Temos aqui o Sacrifício de um bode pelos pecados do povo.
  • Levíticos 16:20. Os pecados do povo de Israel e todas as iniquidades eram confessados sobre um bode e depois ele era solto no deserto pois ele levaria os pecados de toda a nação.
  • Os sacrifícios forneciam um perdão judicial não eram capazes de aperfeiçoar quem os fazia, caso contrário não precisariam ser repetidos!! V.3
  •  Hb 10:3-4 “A cada ano se faz a lembrança (comemoração) destes pecados por que é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire pecados”.
  • Nesta passagem o autor de Hebreus deixa claro que os sangue de animais não pode jamais perdoar ou tirar o pecado de seres humanos.

Porém….

JESUS CRISTO MORREU NA CRUZ PELOS NOSSOS PECADOS, CONSUMANDO O SACRIFÍCIO PERFEITO. VEJAMOS ALGUNS MOTIVOS DA EFICÁCIA DE SEU SACRIFÍCIO:

  1. É uma oferta divina V 5 ao 9. II Cor 5:21: Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. Sl 40:6-8. Jesus Cristo fez uma oblação que significa dar uma oferta a Deus, do seu próprio corpo.
  2. É um sacrifício eficaz V. 10 e 14. Foi somente uma oferta para que fôssemos santificados de uma vez por todas!!! A oferta de Jesus foi tão perfeita e eficaz que aperfeiçoou completamente e para sempre todos que integram a igreja de Deus ou todos que estão sendo santificados!
  3. O Sacrifício de Cristo é único. 11-13. Com um único sacrifício Jesus se colocou à destra de Deus, aguardando os inimigos caírem por escabelo de Seus pés!! Glórias a Deus!!
  4. É a base da nova aliança! Conforme prometido em Jeremias 31 quando Deus prometeu:

a) derramar de Seu espírito sobre o Seu povo.

b) Perdão e purificação dos pecados para sempre. Como Deus cumpriu estas promessas? Através do sacrifício de Jesus! Em Mateus 26:28 Jesus Disse : “Porquê isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento que é derramado por muitos para remissão dos pecados”…. Jesus Cristo veio para redimir os pecadores para que o Espírito pudesse vir. O Espírito veio porque Cristo veio.

5) O sacrifício de Jesus nos leva à presença de Deus! V. 19-20-21. No momento da morte de Jesus naquela cruz, vários milagres aconteceram. O véu do santuário se rasgou em 2 partes de alto a baixo e a terra tremeu e as pedras fenderam-se. Mt 27:51. Este é o véu que separava o santo do santíssimo e que está registrado em Ex 26:33. Os céus estão abertos para nós!!!!!!! Hoje nós temos o grande Sumo Sacerdote Jesus Cristo intercedendo por nós Hb 7:25 e cuidando da casa de Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!

E o que devemos fazer hoje para fazer valer o sacrifício de Jesus?

 

  1. Aproximarmos mais de Deus V. 22
  2. Professar a nossa esperança no Deus fiel V 23
  3. Estimular um aos outros a praticar as boas obras V. 24
  4. Congregar V. 25
  5. Evitar o juízo de Deus v. 26-31
  6. Viver da fé v. 39

 

Que Deus te abençoe esta palavra dê frutos em seu coração em nome de Jesus!

 

Ap Ricardo Avilez Vélis.

Deixe um Comentário »